terça-feira, 14 de agosto de 2018

Passeio cultural no Rio de Janeiro

Olá querido(a)!
Hoje vou dividir com você o passeio que fiz no dia 29/07 lá no Rio de Janeiro. No último dia de férias decidimos fazer algum passeio, já que nas férias não fizemos nada (para quem não lembra viajamos em Junho para Santa Catarina).

Decidimos esse passeio/viagem no sábado de manhã. A ideia era visitar o AquaRio e o Museu do Amanhã, para aproveitar que um ficava perto do outro. Os ingressos para a visitação dos dois vendem online e com hora marcada para a visitação (em dias mais vazios você até pode comprar o ingresso no local, mas se estiver cheio vai ter perdido a viagem). Compramos apenas o ingresso para o AquaRio, já que era o que mais queríamos visitar (o do Museu do Amanhã cobrava taxa pelos ingressos online). O outro, decidimos tentar a sorte de comprar na hora.

Saímos cedinho de casa e chegamos lá as 10:00 horas (horário de abertura do AquaRio). O nosso ingresso era do horário das 11:00 horas, mas conseguimos entrar antes. Como não estava tão cheio, eles estavam vendendo ingressos na hora também.

O que falar sobre o AquaRio? A estrutura do local é incrível, mas não achei o passeio tudo isso. O local é todo escuro com vários aquários iluminados, o que traz uma aura diferente ao ambiente. O ruim dos ambientes não serem iluminados é que é horrível para tirar fotos e filmar (não pode usar flash lá dentro). O espaço é bem grande e, se não me engano, o passeio começa no terceiro andar e vamos descendo pelo prédio. A atração principal é o aquário gigante, que se encontra quase no fim do passeio, e que possui um túnel para passarmos (dá a impressão de estar dentro do aquário, mas é bem curtinho). Também temos lojinhas lá dentro e vários stands para fazer fotos personalizadas do passeio, tudo bem caro. Eu acho que vale a pena a visita para saber se você gosta ou não, porque eu não gostei muito (digo isso comparando o que paguei com o que vi, achei bem caro).

Saímos de lá umas 11:30 horas e fomos almoçar. A dica é: leve seu almoço! Os restaurantes próximos de onde ficam o AquaRio e o Museu do amanhã são caros, então não vale a pena. Levamos sanduíches naturais e refrigerantes no carro, fomos lá mesmo e comemos (o bom é que também não corre o risco de passar mal com comidas da rua).

Já era um pouco mais de 12:00 horas quando nos dirigimos para o Museu do Amanhã. Fomos a pé de um pro outro, porque a distância é de 15 minutos (você também tem a opção de alugar uma bicicleta ou pegar o VLT). O lugar estava bem cheio, já que era domingo.

Tiramos algumas fotos na frente do Museu do Amanhã e já fomos logo comprar o ingresso para entrar (como disse, não compramos esse pela internet e tentamos a sorte). Compramos e entramos. A primeira coisa para fazer nesse museu é entrar no Cosmos e assistir um vídeo lindo de 12 minutos, eu amei. Quando você compra seu ingresso recebe um cartão de interação, para interagir com várias áreas do museu (depois seu progresso é enviado por e-mail). Confesso que não explorei muito, porque meus acompanhantes ficaram me apresando. Uma dica: vá a museus com quem gosta de museu. Parece ter coisas realmente legais no museu do amanhã, mas não consegui ver muito. Espero voltar novamente. Achei que vale mais a pena que o AquaRio.

Agora vamos falar de preços. O AquaRio foi R$ 270,00, foram dois ingressos Tarifa Antecipada Carioca (que custaram R$ 60,00) e três ingressos Tarifa Meia Entrada (que custaram R$ 50,00). O Museu do Amanhã custou R$ 70,00, foram dois ingressos inteiros (que custaram R$ 20,00) e três ingressos meia (que custaram R$ 10,00).

O que você achou desse? Já visitou algum desses lugares? Me conta aí nos comentários!