quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Resenha literária: Criação e Inovação no Caos

Olá querido(a)!



Sinopse: Este livro fala que tempos de incerteza e de mudança podem ser grandes oportunidades para inovar e crescer. Algumas das maiores empresas do mundo, como a Hewlett-Packard, Disney e Microsoft, nasceram em períodos de recessão econômica. Jeremy Gutsche aborda como as empresas podem ganhar uma vantagem competitiva através da criatividade e da inovação, conseguindo sobreviver em qualquer clima econômico. Apesar da crise, as pessoas continuam a comprar, são mais cautelosas sobre o que precisam e na maneira como escolhem, o que, segundo Gutsche, abre novas oportunidades às empresas, que deverão apostar em novas necessidades do mercado através da inovação. Por isso, “é necessário responder às novas necessidades dos consumidores”, explica. Ele defende que para se comunicar no meio do caos é necessário fazer aquilo que chama de comunicação cultural. “Uma comunicação cultural é muito difícil, tem que se conhecer muito bem os clientes, observar os consumidores”, ressalta. Esse processo passa por “interagir com eles, ver as suas escolhas e observar como as utilizam. E sem o caos nada disso seria possível, não haveria reinvenção”, afirma o autor, concluindo com uma ideia bem simples: “O marketing tem de ser simples, irresistível e apetecível para um grupo de pessoas”. Mas deixa um alerta: “se tratar o seu produto como mediano é o que ele será. O ideal é tornar-se numa marca cultural”.

Assunto: Administração, Filosofia, Negócios.

Editora: Campus.

Páginas: 271.

Ano: 2010.

Sobre o autor: Jeremy Gutsche é especialista em inovação, apresentador do programa de televisão "Trend Hunter" e um dos mais solicitados palestrantes dos Estados Unidos. É fundador do site TrenHunter.com, a maior rede do mundo em identificação de tendências e inovação, que ostenta um público de aproximadamente 10 milhões de visitantes por mês. Jeremy é usualmente citado pela mísia, do The Economist e Financial Times ao "Entertainment Tonight" e Fox News. Foi considerado "de uma nova geração de descobridores de tendência" pelo The Guardian e "na vanguarda do que é cool" pela MTV.


Esse foi um dos livros que comprei na Bienal do Livro 2017, e por isso estava na minha estante para ser lido. Como amo livros de administração e negócios, livros assim são uma ótima pedida.

A capa desse livro é básica, porém me agrada. Ela é como um padrão para livros desse tipo: um fundo escuro com o título e algumas informações. É um livro que você bate o olho e sabe que trata de administração. A diagramação é incrível, sem contar as imagens bem legais que ilustram o livro. A leitura foi fácil, já que o livro não é grande.

É um livro bem gostoso de ler, já que não é cansativo e tem várias dicas interessantes para os administradores de negócios. Muita coisa que eu li, eu já sabia, porém tem ótimas coisas sobre o assunto de inovar em meio ao caos. Gosto dos exemplos citados e das imagens usadas durante o livro, que são mais leveza e fazer o livro fluir melhor. O tipo de livro que sempre vale a pena ser lido se você tem vontade de ser um bom administrador.

Eu recomendo esse livro para quem tem algum negócio de qualquer tipo ou se você é estudante de administração, se tem interesse no assunto, também vale a pena dar uma lida. Acho que é um livro atual, para tempos de crise. Um livro ótimo também para ser usado para consultar quando precisar.


Como eu disse lá em cima, o livro possui algumas imagens que fazem ele ficar mais interessante.

Comprei esse livro na Bienal do Livro 2017 e paguei R$ 5,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Oi Thais! Só pela sua resenha o livro já está valendo a pena! Eu não o conhecia (pra falar a verdade, tbm desconhecia o autor) mas fiquei super interessada! Kissinhos

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, não conhecia o livro, nem o autor. Mas fiquei bem entusiasmada para conhecer depois da sua resenha!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Para quem está na área, esse livro deve ser bem bacana mesmo, Thais!
    Foi um belo achado, hein?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. nossa achei incrivel o tema desse livro, super me identifiquei pois é assim mesmo que me sinto, tentando sempre criar em meio ao caos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado. Depois de ler a sua resenha, comprei o livro.

    ResponderExcluir