segunda-feira, 29 de abril de 2019

Educação e conhecimento são necessários!

Olá querido(a)!
Ontem foi dia da educação e eu, como sempre, tinha que vir aqui escrever algo.


Quando somos mais novos, em algum momento, não vamos gostar de ir para escola. É normal. Ou, vamos ficar nos perguntando o porquê de estarmos estudando tantas coisas que talvez nem vamos usar em nossa vida. Ficam sempre os questionamentos, mas em algum outro momento a gente vai perceber que tudo é importante.

Durante a época da escola eu tive diversas fases: a da ótima aluna, da aluna mediana e da aluna ruim (nessa ordem mesmo). Chegou um momento que eu só existia na escola, estava ali só rezando para terminar tudo. O que a gente não percebe é: os estudos nunca acabam, eles só mudam.

Me lembro que no ensino médio eu já pensava que eram só mais três anos para eu atingir minha liberdade e ir estudar o que eu realmente sonhava. Mera ilusão, porque a vida também prega surpresas. Mas eu tenho que dizer que o ensino médio, apesar das minhas dificuldades, foi incrível e passou bem rápido (mas não sinto saudades). Eu amava os professores, apesar de tudo. Sei que eles mudaram minha vida de alguma maneira.

A faculdade não era o que eu realmente queria, mas eu sou uma pessoa confusa naquele meio de opções. Acabei cursando uma coisa que eu nunca tinha imaginado, que eu nunca tinha sonhado em cursar. No fim das contas percebo que não fui eu que escolhi um curso, foi o curso que me escolheu. Era pra ter sido isso o tempo todo e só eu não vi.

Foi nesse momento que mudei meus pensamentos sobre estudo e conhecimento. A faculdade me mudou, para melhor. Em um momento percebi que tudo aquilo era importante e que era importante também eu pesquisar e estudar por conta própria, mas no fim tive ajuda de professores que mudaram minha vida (mas teve uma professora em específico mesmo).

Agora estou na minha segunda pós-graduação e olha que eu já fui aquela menina que não gostava nada de estudar. Descobri que os estudos são necessários e que eu amo, principalmente o que escolhi (ou seria o que me escolheu?).

Hoje eu sou aquela menina que defende com unhas e dentes que a educação e o conhecimento mudam uma vida, mudam o mundo, mudam a gente.... Enxergo o mundo muito diferente hoje.

Sei que não estamos no melhor momento no quesito educação no Brasil, já que nosso presidente é um cara que está nem aí para o assunto... Porém, venho aqui defender que educação é fundamental e conhecimento é também, por isso não se limite: estude, questione, pesquise, etc. Só educação e conhecimento mudam o Brasil e o mundo.

Beijoos ;*

 

7 comentários:

  1. Oi, Thais!

    Que legal saber mais sobre a sua experiência...
    Educação é mesmo muito importante!!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  2. A educação é o futuro do país. Por isso que temos que estimular as pessoas estudarem cada vez mais.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. A educação salva! Sou filha de professora e percebo o quanto essa figura é importante em nossas vidas, são eles os responsáveis para nos levarem o conhecimento. Infelizmente vivemos em um momento em que eles se tornaram os "inimigos"!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. com certeza só a educação modifica as pessoas, abre a cabeça de diversas formas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Sem a educação não somos nada, tão triste ver que ao invés de incentivar estamos vendo o governo diminuir ainda mais o nível da educação no nosso país.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Super concordo! A educação é muito importante!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  7. Educação é o único caminho para que tenhamos liberdade! Sem conhecimento a gente não tem como criar asas para voar. Confesso que eu também não tenho saudade nenhuma do ensino médio,foram anos difíceis.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir