quinta-feira, 5 de maio de 2022

Calorias X Valor Nutricional: não se apegue aos rótulos!

A quantidade de caloria no rótulo do alimento não é exatamente igual a quantidade de caloria que você ganha ao comer esse alimento.


Tá passada? Vem comigo!

Alimentos ricos em fibras, como alimentos integrais e legumes, precisam de mais energia para serem digeridos. Dessa forma, ganhamos menos calorias ingerindo uma porção de aipo com 100 calorias do que uma porção de 100 calorias de batata frita.

Além disso, precisamos considerar que os alimentos ricos em fibras possuem uma quantidade maior de nutrientes como vitaminas e minerais, ou seja, possuem maior valor nutricional. Dessa forma, ingerir alimentos com baixo valor nutricional e muitas calorias pode te deixar com excesso de peso e denutrido! Pode parecer loucura, mas não é porque uma pessoa tem o peso elevado que ela consome todos os nutrientes precisa. E com a falta desses nutrientes, ela pode ficar desnutrida!


Pessoas diferentes podem obter uma quantidade diferente de calorias mesmo comendo exatamente a mesma comida. Isso acontece porque, entre os indivíduos, existem variações de enzimas digestivas, bactérias intestinais e até mesmo (pasme!) o comprimento do intestino. Essas variações entre as pessoas afetam a capacidade de extrair energia do alimento.

Considerando tudo isso, boa sorte para quem conta caloria nos rótulos dos alimentos desconsiderando todo seu valor nutricional!

Insta: kenianutri | Twitter: nutrikenia | E-mail: keniamorenonutri@gmail.com | Tik Tok: nutri_kenia

3 comentários: