segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Resenha literária: Gossip Girl - As Delícias da Fofoca

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Gossip Girl - As Delícias da Fofoca (livro 1 da série).


Sinopse: Neste primeiro volume, Gossip Girl - As Delícias da Fofoca, começamos com o assunto da semana no site, envolvendo Blair Waldorf, seu namorado Nate e sua ex-melhor amiga, Serena van der Woodsen, que acaba de ser expulsa de um colégio interno em New England. Serena é a garota que todos os caras desejam e que todas as garotas gostariam de ser. E é também o centro das fofocas do momento, que vão de ninfomania ao consumo de drogas. Mas não para por aí, o leitor irá conhecer também a desconcertante Vanessa e sua paixão quase impossível; o intelectual Dan Humphrey e sua irmã Jenny; e muitos outros personagens. E este é apenas o começo de um ano esfuziante desses bem-nascidos... Prepare-se para reviravoltas e muitas traições nos próximos volumes da série.

Assunto: Infanto Juvenil.

Editora: Record.

Páginas: 256.

Ano: 2001.

Sobre a autora: Cecily von Ziegesar nasceu em Nova Iorque, em uma família cuja origem remonta à aristocracia germânica. Seu sonho de criança era ser bailarina. Começou a fazer aulas aos 3 anos e, aos 8, tentou fazer as audições para a School of America Ballet, mas foi rejeitada. Já adolescente, passou a frequentar a The Nightingale-Bamford School, uma escola de elite localizada no Upper East Side que ela considerava como um refúgio Após a graduação em Nightingale, Cecily participou do Colby College, colégio de artes no estado do Maine. Então ela decidiu passar um ano trabalhando em uma rádio local de Budapeste. Quando voltou para os Estados Unidos, passou a estudar escrita criativa na Universidade do Arizona, mas desistiu pouco tempo depois.


Essa é uma série que eu comecei a ler na minha adolescência mas nunca terminei de ler. Agora, depois de mais velha, decidi que era o momento de terminá-la. Pra quem não sabe, existe até uma série de TV inspirada nos livros. Como uma pessoa que assistiu a série e leu os livros posso dizer que um não tem nada a ver com o outro, é só a ideia do livro que foi levada para a série.

Na capa podemos ver três meninas conversando, ou quem sabe fofocando. Acho que a capa tem tudo a ver com o nome do livro "As Delícias da Fofoca". Uma coisa interessante é que não mostra o rosto das meninas, o que traz um mistério e não faz a gente querer associar as personagens do livro (até porque não consigo associá-las a ninguém). As vezes até acho que uma é a Serena, a outra a Blair e a outra não sei. É um livro que apesar de ser médio a leitura corre fácil, já que é um livro que te prende (queremos saber qual é a fofoca da vez).

Esse primeiro livro é um dos mais parecidos com o primeiro episódio da série televisiva, já que a Serena está voltando do internato para Nova York. A volta dela é notícia e mexe com a vida de todo mundo, principalmente da Blair que era sua melhor amiga antes dela sair da cidade. Tem aquela história da Jenny Humphrey ser obcecada pela Serena, o Dan ter uma paixão antiga pela Serena, Vanessa ser uma das personagens principais e ter a cabeça completamente raspada e o Nate estar sob o efeito da maconha a maior parte do tempo. Preciso comentar também que alguns personagens são bem diferentes dos da série, e outros são quase que deixados de lado (como o famoso Chuck Bass). Outro ponto que deve ser ressaltado é a questão de serem citadas marcas o tempo inteiro, na verdade marcas de grife, já que as personagens são ricas. Também temos a Gossip Girl narrando tudo, mas nos livros não temos uma obsessão dos personagens querendo saber quem é ela. Ela existe e eles simplesmente aceitam isso.

É um livro adolescente, então acho que você já sabe o que esperar: muitos conflitos dessa fase e intrigas regados a muito glamour das classes mais altas da sociedade. Eu indico da série pra quem gosta do gênero e até pra quem assistiu a série televisiva, mas como disse, não espere que seja igual ou parecido. Acho que a série e os livros tem seu valor e gosto dos dois, acho que a gente só tem que entender que são coisas diferentes baseadas na mesma ideia.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode encontrar em várias livrarias porque é um livro bem popular.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. boa partilha
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha! Parabéns!!
    http://www.nossomosmoda.com/2018/02/40-graus-reune-grifes-de-moda-feminina.html

    Confira nossas últimas publicações em: >>> http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha o livro sobre a série, assisti até a quarta temporada, mais parei. Preciso terminar de ver!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir