quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Resenha literária: Número Zero

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Número Zero.



Sinopse: Um grupo de redatores, reunido ao acaso, prepara um jornal. Não se trata de um jornal informativo; seu objetivo é chantagear, difamar, prestar serviços duvidosos a seu editor. Um redator paranoico, vagando por uma Milão alucinada (ou alucinado numa Milão normal), reconstitui cinquenta anos de história sobre um cenário diabólico, que gira em torno do cadáver putrefato de um pseudo-Mussolini. Nas sombras, a Gladio, a loja maçônica P2, o assassinato do papa João Paulo I, o golpe de Estado de Junio Valerio Borghese, a CIA, os terroristas vermelhos manobrados pelos serviços secretos, vinte anos de atentados e cortinas de fumaça - um conjunto de fatos inexplicáveis que parecem inventados, até um documentário da BBC mostrar que são verídicos, ou que pelo menos estão sendo confessados por seus autores. Um cadáver entra em cena de repente na rua mais estreita e mal-afamada de Milão. Uma delicada história de amor se desenrola entre dois personagens, dois perdedores por natureza: um ghost-writer fracassado e uma mulher perturbadora, que, para ajudar a família, largou a universidade e se especializou em cobrir casos amorosos de celebridades, mas ainda chora quando ouve o segundo movimento da Sétima Sinfonia de Beethoven. Um perfeito manual do mau jornalismo que o leitor percorre sem saber se foi inventado ou simplesmente gravado ao vivo. Uma história que se passa em 1992, na qual se prefiguram tantos mistérios e tantas loucuras dos vinte anos seguintes. Uma aventura amarga e grotesca que se desenrola na Europa do fim da Segunda Guerra até os dias de hoje.

Assunto: Literatura Estrangeira, Romance.

Editora: Record.

Páginas: 208.

Ano: 2015.

Sobre o autor: Umberto Eco nasceu em Alexandria em 1932. Filósofo, medievalista, semiólogo, midiólogo, estreou na ficção em 1980 com O nome da rosa (Prêmio Strega 1981), seguido por O pêndulo de Foucalt (1988), A ilha do dia anterior (1994), Baudolino (2000), A misteriosa chama da rainha Loana (2004) e O cemitério de Praga. Dentre seus trabalhos de filosofia, crítica literária e semiótica, destacam-se Tratado geral de semiótica (1975), Os limites da interpretação (1990), Kant e o ornitorrinco (1997), Da árvore ao labirinto: estudos históricos sobre o signo e interpretação (2007), Não contem com o fim do livro, com Jean-Claude Carrière (2009), Construir o inimigo e outros escritos ocasionais (2011) e Scritti sul pensiero medievale [Escritos sobre o pensamento medieval] (2012). Em 2004 publicou o volume ilustrado História da beleza, seguido em 2007 por História da feiura, em 2009 por A vertigem das listas e em 2013 por Histórias das terras e lugares lendários.


Comprei esse livro porque já tinha ouvido algumas resenhas sobre ele, ale´m de alguns livros do autor servirem de referência para outras leituras que eu já tinha feito.

A capa é cinza e o formato da imagem lembra um 0 embalado por folhas de jornal, o que lembra de fato a história que é contada no livro. Apesar de capa ser simples, acho ela bastante criativa. A diagramação é muito boa e o livro possui letras em um tamanho, que eu diria ser até média. É um livro fácil de ler, apesar de precisar de um pouco de atenção na leitura.

O livro trata de uma ficção sobre jornalismo, na verdade sobre o que não fazer se for um jornalista. Eu acho que é um livro que precisa de muita atenção na leitura, mas é bem interessante (uma crítica sobre o mau jornalismo, um livro para refletir). Acho que é um livro bacana para quem gosta de ficções com um quê de conhecimento e reflexão, e para quem é jornalista também.

Comprei esse livro em uma promoção da Saraiva, paguei R$ 15,95 reais nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. O mal jornalismo está em muitos lugares, e é bom um livro desse que trata o assunto como uma crítica.

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  2. não conhecia o livro fiquei curiosa
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir