quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Adivinha quem vai publicar um artigo científico? EU!

Olá querido(a)!
Hoje vim contar uma novidade que estou escondendo a alguns meses: eu vou publicar um artigo científico em que usei como base minha monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC).


Não comentei nada sobre o assunto antes porque foi toda uma confusão até realmente o trabalho ser aceito, nesse meio tempo tive que fazer várias escolhas. E eu tinha submetido o trabalho e ele poderia não ser aceito, então não adiantava ficar comentando e depois tudo ir por água abaixo.

Tudo começou no início de maio, quando recebi um e-mail da minha orientadora perguntando se eu tinha interesse de publicar o meu trabalho, já que obtive nota alta. Fiquei super empolgada, mas tinha um porém: teria que ir apresentar o trabalho em Curitiba, comecei a ver os gastos que teria e vi que não seria viável (ainda mais por ter terminado a faculdade e estar desempregada). Falei com a minha mãe e ela não ligou, já que é uma coisa que dá muitos gastos e os resultados só vem futuramente.

Depois disso fiquei bastante triste e desestimulada. Comecei a conversar com algumas amigas que entendem do assunto, e tive a brilhante ideia de perguntar a professora se ela poderia apresentar, já que ela ia ao congresso. Fiquei aflita esperando a resposta, que ela só foi me dar em um encontro que tive com ela em seguida.

No encontro a gente conversou bastante e discutiu o meu caso. Ela me falou que para a validação da publicação teria que ter apresentação, mas o autor que teria que apresentar. No caso ela falou que o melhor seria eu entrar como autora e ela como co-autora, já que o artigo era meu, mas como não era viável poderíamos inverter isso para o trabalho poder ser apresentado por ela. Ela até falou que se eu não tivesse interesse, não teria problema. 

O meu, medo maior nisso tudo era a defasagem do meu trabalho, que é sobre meio digital e essas coisas mudam o tempo todo. Se eu fosse esperar mais um ano, meu trabalho com certeza estaria defasado para o meio. Pensei que como essa era a única forma de publicar o trabalho que eu teria no momento e por isso resolvi aceitar. Tive tanto trabalho com o TCC, fui tão bem, por quê não dividir esse conhecimento com outras pessoas? Sem contar, que uma publicação no currículo é bem interessante, ainda mais pra mim, que hoje, almejo carreira acadêmica.

Montei o artigo de 15 páginas em cima do meu trabalho de 71 páginas, foi submetido e na semana passada foi aceito. Agora só preciso montar uma apresentação bem bacana e passar para minha professora as instruções para a apresentação. A apresentação é uma mera formalidade, então meu artigo já está dentro. Em breve poderei compartilhar com vocês esse artigo para quem se interessar pela leitura.


O nome do meu artigo é A construção da publicidade nos blogs pelas webcelebridades: Taciele Alcolea, e trata de assuntos relacionados a publicidade nos blogs e poder de afetação das webcelebridades, tudo pautado no estudo do blog da Taciele Alcolea, que foi meu objeto de estudo. O trabalho vai ser publicado na Intercom nacional (existe o regional), que é um congresso na área de comunicação. Estou super feliz com essa conquista e por isso vim dividir com vocês. Gostaria muito de ir lá apresentar e representar meu trabalho, mas dessa vez não deu. Já sinto que vem muitos outros trabalhos pela frente!

O que você achou dessa minha notícia? Deixe seu comentário!

Beijoos ;*

Um comentário:

  1. Que bacana, parabéns por essa oportunidade
    Beijos flor

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir