quinta-feira, 4 de julho de 2019

Resenha literária: Zathura

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Zathura.



Sinopse: Queridos leitores, estamos prestes a embarcar nas jornadas mais extraordinárias e estranhas de nossas vidas. Mexam seus peões e leiam as instruções com cuidado. Tirando dados iguais, a rodada se repete. O primeiro a chegar ao final é o vencedor. Mas atenção: é preciso começar o jogo querendo terminar... Na última página de Jumanji, livro vencedor da Medalha Caldecott, vemos Danny Budwing correndo para casa com a caixa de um jogo embaixo do braço. Agora, vinte anos depois, Chris Van Allsburg pode revelar o que acontece quando Danny e seu irmão jogam os dados. Desta vez, o nome do jogo é Zathura, e Walter e Danny, que estão sempre brigando, precisam trabalhar em equipe para concluir a partida. Apenas a mente e a mão de Chris Van Allsburg poderiam criar um mundo tão fantástico, onde as variações de tempo, espaço e perspectiva conduzem o leitor em uma jornada única. Entre chuvas de meteoros, buracos negros e muitos animais selvagens, ele conta uma das histórias mais criativas de todos os tempos, e que se tornou um verdadeiro marco na literatura infantil.

Assunto: Fantasia, Ficção Científica, Literatura Infantil.

Editora: Darkside Books.

Páginas: 32.

Ano: 2002 (essa versão é de 2019).

Sobre o autor: Chris Van Allsburg é ganhador de duas Medalhas Caldecott, uma por Jumanji e outra por O Expresso Polar, assim como da Menção Honrosa do Caldecott por The Garden of Abdul Gasazi. Ele já escreveu e ilustrou diversos livros infantis e ganhou a Medalha Regina pelo conjunto da obra na literatura infantil. Saiba mais em chrisvanallsburg.com.


Esse livro eu comprei porque, pasmem, ele é a continuação de Jumanji. E olha que eu achava nunca achei que as histórias tinham a ver. Criança inocente! Quem viveu a infância entre os anos 90 e 2000 sabe que o filme passou muito na Sessão da Tarde.

O livro tem uma qualidade superior, premium, com sua capa dura e acabamento impecável. Na capa podemos observar a cena de um dos personagens se segurando na cortina e vendo a paisagem do universo pela janela da sua casa. A ilustração da capa é a mesma que tem em uma das partes do livro. A diagramação é perfeita! É um livro que você lê em alguns minutos porque é infantil e bem curtinho, mas a leitura é uma delícia.

Zathura não foi uma história que me marcou tanto, mas confesso que também já tinha assistido muitas vezes. A curiosidade master para mim foi descobrir que Zathura era a continuação de Jumanji, e não é que faz sentido? Nesse livro a história é bem parecida com a retratada em Jumanji, só que ao invés de se passar numa "floresta" se passa do cenário do "espaço sideral". Essa também é uma história atemporal que conquista jovens e adultos. A história do filme não é idêntica a do livro, até porque o livro é bem curtinho e não daria para fazer um filme com ele, por isso a adaptação para os cinemas tem muitos outros personagens e elementos. O que eu mais gostei nesse livro, além da história, foram as ilustrações do autor que estão maravilhosas. E nesse livro as ilustrações são bem grandonas e ocupam as páginas inteiras.

Preciso fazer algumas observações: quando comprei o livro achei o valor alto, mas quando o peguei na segunda-feira nas mãos percebi que cada centavo foi bem gasto porque o livro é uma obra de arte; quando o livro chegou fiquei muito nostálgica e voltei a ser criança novamente.

Recomendo esse livro para crianças e adultos, já que é uma história atemporal. Para quem já está familiarizado com a história vale a pena ter esse livro em sua coleção. Confesso que já super me vejo lendo esse livro espetacular para meus filhos no futuro.


Logo quando você abre o livro tem essa visão que lembra muito o espaço sideral.


Aqui você consegue visualizar um pouco de como é a diagramação do livro.

Comprei esse livro no site da Darkside Books, na pré-venda, e paguei R$ 49,90 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários: