segunda-feira, 8 de julho de 2019

Resenha literária: O Significado da Marca

Olá querido(a)!



Sinopse: Mark Batey explora diferentes conceitos de áreas como marketing, publicidade e psicologia para elaborar uma análise rica e abrangente dos fatores conscientes e inconscientes que relacionam as pessoas aos produtos e às marcas. Por muitos anos, o consultor Mark Batey dirigiu agências de publicidade em diferentes lugares do mundo e desenvolveu estratégias de marketing muito bem sucedidas, baseadas na experiência e observação das relações entre as empresas e os seus consumidores. Batey defende que embora as empresas criem identidades de marca, o significado desta é criado pelas pessoas. O significado é o cerne do comportamento do consumidor e está sempre aberto à negociação e à interpretação. Embora uma empresa decida por um determinado posicionamento, nem sempre o resultado é o esperado, pois o consumidor é o responsável por definir o que a marca significa. Com estudos de casos curiosos e explicações inteligentes, Mark Batey expõe as estratégias necessárias para fortalecer o marketing de qualquer empresa. “É impossível entender o significado de uma marca sem entender a motivação do consumidor, e é impossível entender a motivação do consumidor sem entender a motivação humana – as necessidades que queremos resolver, os valores que nos inspiram e nos guiam e as aspirações que nos movem.”

Assunto: Administração, Marketing, Negócios.

Editora: Estação das Letras e Cores.

Páginas: 300.

Ano: 2010.

Sobre o autor: Mark Batey formou-se na Oxford University e dirigiu diversas agências de publicidade na Grã-Bretanha, na América Latina e nos Estados Unidos. Atualmente, é consultor de marcas. Entre seus clientes figuram Coca-Cola, Unilever, Nestlé e Kraft Foods.


Comprei esse livro depois de ir em um encontro do grupo de pesquisa que faço parte e esse livro estar como indicação de leitura e dentro da discussão que estávamos fazendo no dia.

Eu gosto dessa capa, ela é mais simples mas me agrada. Nela podemos ver uma pessoa olhando os bens de consumo a sua frente, como se aquilo fosse o foco da sua visão. Acho que tem tudo a ver com o tema!  A diagramação é ótima. A leitura correu fácil e rápido, porque é um livro com muita informação legal.

O livro trata basicamente das marcas e como elas afetam os consumidores. Eu gosto desse tipo de livro porque ele abre meus olhos para coisas que acontecem ao meu redor, mas que acabam passando batidas. Nesse livro consegui compreender um pouco mais sobre significados das marcas e como cada uma traz questões diferentes para os consumidores. Eu gosto bastante do assunto já que estudei publicidade. Conseguimos perceber com a leitura que a marca é quase que uma pessoa, já que possui suas particularidades e até personalidade, o que é legal na hora do consumidor se identificar com a mesma. Foi um livro que me gradou muito!

Essa é uma leitura quase que obrigatória para estudantes e profissionais da comunicação, isso também vale para blogueiros que mantém relacionamento com marcas. Se você tem interesse no tema, também pode ler que com certeza vai gostar.


Tem uma página com algumas logos de marcas e algumas explicações interessantes.

Comprei esse livro na Amazon e paguei R$ 12,40 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

2 comentários: