sexta-feira, 25 de março de 2022

Resenha literária: O Alienista

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O Alienista.


Sinopse: Quem é louco? Esta é a grande questão proposta neste livro. Conto extenso, quase uma novela, O alienista é uma obra-prima da nossa literatura. Nessa narrativa, publicada pela primeira vez em 1882, Machado de Assis (1839-1908), o autor de Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias póstumas de Brás Cubas, entre outros, conta a história do eminente doutor Simão Bacamarte. Dedicado estudioso da mente humana, o médico decide construir a "Casa verde" – um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí. Com um estilo realista e fantástico a um só tempo, Machado conduz uma história surpreendente e mostra ao leitor que tudo é relativo e que a normalidade nem sempre é aquilo que a ciência e os fatos atestam de forma absoluta. Em O alienista, está presente todo o gênio, toda a ironia e o magistral estilo do maior nome da prosa brasileira.

Assunto: Clássico, Ficção.

Editora: L&PM Editores.

Páginas: 80.

Ano: 1998.

Sobre o autor: Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil. Para o crítico literário norte-americano Harold Bloom, Machado de Assis é o maior escritor negro de todos os tempos.


Esse é um livro que eu já queria ler. Li no ano passado a versão em HQ, mas queria muito me aventurar no texto original. Por isso aproveitei minha assinatura do Kindle Unlimited para poder pegar e ler.

A capa não me agrada tanto, mas existem inúmeras versões com capas diferentes. Essa é bastante simples: em preto e branco com o título em vermelho. É um livro curto que li bem rapidinho.

"Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes."

Eu preciso confessar que tenho muita dificuldade em ler clássicos da literatura, principalmente aqueles brasileiros. Minha dificuldade é com a linguagem da época em que foi escrito, que acabo tendo uma dificuldade imensa de processar e entender na minha cabeça. Isso acaba me desanimando muito, mas tenho tentado com todas as minhas forças criar o hábito da leitura dos clássicos. A história é quase que um conto, já que é bem curtinha. Nela conhecemos Simão Bacamarte, um médico que decide se aventurar a estudar e cuidar das pessoas que não são normais, os loucos. Nessa ele decide criar um lugar para colocar os loucos e estudá-los, mas ele começa a entrar em conflito sobre a forma que decide quem é louco. É bem interessante acompanhar essa jornada e divertido. A gente começa a refletir o que faz as pessoas serem consideradas loucas e o que é o normal.

Para quem quer começar a ler clássicos da literatura brasileira indico começar por esse que é curtinho.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Gracias por la reseña, es un gran libro. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem e pelo blog! Estou te seguindo. Se você puder siga também meu blog luisprandel.blogspot.com. Obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Oie linda!! Adorei a resenha e tbm tenho 1 pouco de dificuldade com clássicos brasileiros. Gostei da dica ate pq ele é curtinho, posso encaixar nas leituras.
    Beijos❤

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais eu confesso que não seria o meu gênero de livro ideal, mas com certeza é uma boa leitura!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  5. já quero ler, amo um clássico e acho que esse ainda não li

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  6. Oii, adorei a resenha, confesso que não sou chegada clássico mas esse me parece muito bom.
    beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir